Aula Magna

Jorge Mautner


cantor, compositor e escritor brasileiro. Autor de vários livros, entre eles Deus da chuva e da morte (1962), que recebeu o Prêmio Jabuti de literatura, e Fragmentos de sabonete (1973). Entre seus sucessos musicais gravados por grandes nomes da MPB, incluem-se O vampiro (Caetano Veloso), Maracatu atômico (Gilberto Gil e Chico Science & Nação Zumbi), Lágrimas negras (Gal Costa), Samba dos animas (Lulu Santos) Rock Comendo Cereja, O vampiro e Samba Jambo com (Jonge).

Mesa Redonda: Direitos autorais, tecnologia e entretenimento

Erik Gustavo
Editor, diretor, videografista e roteirista freelancer baseado no Rio de Janeiro, Brasil. Fala com fantoches nas horas vagas.

 

Henrique Lopes Barone

Trabalha com audiovisual, produção gráfica e produção para web com software livre há quase 10 anos, sempre compartilhando conhecimento através de palestras e oficinas lecionadas em escolas estaduais, instituições culturais, e universidades.
Dos últimos serviços prestados, inclui o laboratório de mídia compartilhada da Cúpula do Povos, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro através do projeto Escrito de Apoio à Produção Cultural. Neste ano participou de 3 eventos relacionados a software livre e cultura livre: IV Gnugraf, Forum de software Livre de Duque de Caxias, IV Maratona de Software Livre de Volta Redonda

 

Pedro Belchior

Pesquisador do Projeto "Access to Knowledge Brazil" (A2K). Coordenador da Newsletter "Digital Rights - LatAm and the Caribbean". Responsável Legal pelo Creative Commons Brasil. Assessor do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Professor e Pesquisador no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor das disciplinas "Direito Desportivo" e "Direito do Entretenimento" na Graduação da FGV Direito Rio. Professor convidado na disciplina "Propriedade Intelectual" na FGV Direito Rio. Professor do curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Auditor da 5ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Foi Sócio de Escritório de Advocacia especializado em Direito do Entretenimento, Propriedade Intelectual e Mídia.

Mesa Redonda: Movimentos Urbanos

 David Amen


 Coordenador do Instituto Raízes em Movimento. Nascido em outubro de 2001,Instituto Raízes em Movimento tem com missão promover o desenvolvimento humano, social e cultural do Complexo do Alemão e demais comunidades por meio da participação de atores locais como protagonistas desses processos, tendo como foco o fortalecimento e ampliação do capital social dessas comunidades. 

 

Rapper Fiell

 Rapper,Cineasta, Autor e Militante no movimento hip-hop a 15 anos. Presidente do coletivo Visão da Favela Brasil, que Através da arte do Hip-Hop, promover à reflexão e enfermentar a capacidade critica dos Jovens e adultos, sobre a conjuntura política atual do Brasil e mundo. Debater a responsabilidade social de cada sujeito, nesta cidade e no país. Exigir a justiça social. Lutar de forma organizada pelos nossos direitos e pela democratização dos meios de comunicação e educação de qualidade.
Reginaldo Lima

 

Assessor executivo do AfroReggae. O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a auto-estima de jovens das camadas populares. Fundado em 1993, hoje atua em 6 comunidades do Rio de Janeiro.

Roseli Franco

Diretora Institucional COMCAT. Comunidades Catalisadoras é uma organização sem fins lucrativos com a missão de desestigmatizar as favelas do Rio de Janeiro, integrando-as à sociedade em geral, gerando reconhecimento mundial de seu estatuto de património através da educação, pesquisa, capacitações, comunicação, tecnologia, redes e campanhas de defesa.